Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Restart parceira do doclisboa 2011

doclisboa 2011 | Em Outubro, o mundo inteiro cabe em Lisboa
20 a 30 Outubro

 

Começou ontem (dia 20) a nona edição doclisboa. Organizado pela Apordoc, o festival apresenta todos os anos uma selecção dos melhores documentários da última temporada, dispostos em secções temáticas e de competição nacional e internacional.

 

O destaque da edição de 2011 vai para as presenças dos realizadores Frederick Wiseman (Crazy Horse, sessão de abertura), Mourad Ben Cheikh (Plus Jamais Peur) e Stefano Savona (Tahrir - Liberation Square). A par das exibições, o programa do doclisboa 2011 estende-se além do cinema documental. Inserida no calendário do festival está a exposição Três Duplas Exposições, do artista alemão Harun Farocki. Esta exposição pode ser visitada até dia 7 de Novembro, no Palácio das Galveias em Lisboa. Haverá também lugar para o workshop de realização, dedicado à construção do documentário e que decorrerá em sete sessões entre os dias 23 e 29 de Outubro.

 

Dentro da vasta programação do doclisboa (cerca de 180 filmes, entre curtas e longas metragens) os destaques vão para as antestreias nacionais de Isto Não É Um Filme (In Film Nist), dos realizadores iranianos Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb e de Living In The Material World, documentário de Martin Scorcese sobre o beatle George Harrison. É importante referir também o documentário É Na Terra, Não É Na Lua, do português Gonçalo Tocha, que representa assim a estreia absoluta de um trabalho português na competição internacional do festival.

 

A Restart é pela primeira vez parceira do festival, sendo responsável pela cobertura de vídeo do mesmo. Para tal dispomos de uma ilha de reportagem e edição na Culturgest onde se encontram a estagiar alunos dos cursos de Realização II, Câmara e Iluminação e Pós-Produção Audiovisual. O festival conta ainda com a colaboração, em tarefas de assistência de produção, de alunos de Produção e Marketing de Eventos e Produção e Marketing Audiovisual.

 

Podem obter mais informações sobre o festival aqui ou consultar o programa.